sábado, 8 de novembro de 2008

Os riscos de deflação

Não estou localizando o artigo que irei abordar, mas não é por isso que deixarei de comentar.
Li ontem um artigo do Economista Yoshiake Nakano em que ele alertava para os riscos de uma deflação global.
Primeiramente vamos conceituar. Deflação e recessão são coisas distintas. As economias centrais já entraram em recessão que é a queda no produto. Isso já é fato, mas bem distinto de deflação.
Deflação seria o contrário de inflação, ou seja queda no índice geral de preços.
Em um país com a memória inflacionária como o nosso parece até ser bom, uma queda de preços, bom para o consumidor, não?
Ao contrário do senso comum a deflação seria sintoma de algo gravíssimo, a queda generalizada, aliás, selvagem nas vendas, uma recessão muito profunda, e conseqüentemente, desemprego galopante. Isso ocorreu nos anos 30, a Grande Depressão, e foi desastroso. Abaixa-se os preços esperando que as pessoas comprem e em muitos casos se posterga o consumo, tornando-se como uma profecia auto-realizável.
Mas a economia mudou nas últimas sete décadas. A economia se oligopolizou e os preços flexíveis, flex prices, reduziram drasticamente sua participação na cesta de consumo da população. A forma de ajuste nos preços dos oligopólios evitando uma guerra de preços que pode ser danosa para os próprios, numa guerra sem vencedores, mudou a lógica e acredito seja quase impossível uma deflação.
Mas uma coisa falo, se ocorrer ta deflação de preços se preparem é porque a coisa está muito, mas muito feia!
Sinceramente, considero isso muito improvável.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, veja se esse link dá o texto integral:
http://arquivoetc.blogspot.com/2008/11/yoshiaki-nakano-recesso-e-deflao-global.html

Anônimo disse...

mesmo numa economia oligopolizada pode ocorrer uma deflação. é só ver o caso do japão , que só saiu da deflação há pouco tempo !