domingo, 9 de novembro de 2008

O ditador de Caracas

Os esquerdistas e os politicamente-corretos contestam as acusações de uma ditadura na Venezuela. Eles dizem que lá tem eleições e, portanto, se trata de uma democracia. Teve até uma pessoa famosa que disse que há "democracia demais" no país vizinho.
Em relação às eleições, não tenho dúvidas que elas existem, mas sempre respondo da mesma forma. No Iraque também havia eleições e Sadam atingia quase que a unanimidade, mais de 99% dos votos. Cuba também tem algumas formas de votação. O sucesso da administração da ilha é tamanho que teve um "presidente" por mais de quarenta anos e que conseguiu deixar o irmão como sucessor, mais um paradigma de "democracia". E tem gente que acredita nisso, inclusive escreve em jornais, dá aulas em universidades públicas e vai à televisão!E ainda temos que ouvir que ditadura são os EUA que invadiram o Iraque e tem o Bush....
Agora o presidente venezuelano ameaçou usar tanques em caso de vitória da oposição no estado de Carabobo, uma unidade regional daquele país. Quem quiser mais detalhes pode verificar em: http://www.estadao.com.br/internacional/not_int274735,0.htm
Esta é a democracia bolivariana. Mesmo que a oposição vença e o coronel não coloque os tanques na rua, é um caso claro de interferência nas eleições, ou alguém tem dúvida que alguns eleitores amedrondados não podem simplesmente ceder à chantagem?
Escutem o que estou falando.. Caso a oposição vença e os tanques não tomem as ruas, vai ter gente achando que é natural este tipo de declaração em um regime democrático.
Grande parte da América do Sul, e da Central, infelizmente está vendo erodir sua institucionalidade. Tem presidente que impede que funcionários de uma empresa deixem o país, o que claramente é uma atribuição do judiciário se couber, outra encampa fundos de pensão outros tomam empresas e outro é mais explícito, coloca os tanques nas ruas.
Deve ser culpa do imperialismo americano, nada de incompetência.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não custa lembrar que Hitler também chegou ao poder vencendo eleições...
Abraço.

Anônimo disse...

Allan , meu blog ainda não está pronto ,obrigado pela visita!

O DEM deveria apoiar a oposição venezuelana. Hugo Chavez é uma mala.

Ana Terra disse...

ótimo texto! Essas coisas precisam ser ditas mais, antes que a mediocridade impere além das fronteiras venezuelanas.