sábado, 8 de novembro de 2008

O Bloqueio a Cuba

Ontem conversando com alguns amigos percebi que eles estavam bastante esperançosos do fim do bloqueio dos EUA a Cuba.
Apesar de ter grande apreço por eles ocorreu divergência sobre o tema, o que é bom, afinal estamos numa democracia e não em Cuba.Podemos discordar.
Eu expus meu ponto de vista, que não deveríamos minimizar o regime cubano, uma ditadura quase que dinástica, o poder passou para o irmão (não foi filho é verdade), que restringe as liberdades individuais e responsável por execuções. Algumas poucas fotos podem ser vistas no blog do Reinaldo Azevedo e em diversos outros sites na internet. Eu disse que acho uma coisa de positivo no final do embargo. O embargo é o inimigo externo, o culpado de todos os males na ilha. O fim dele acabaria com as desculpas sobre o fracasso do regime cubano.
Um dos colegas me questionou se Cuba ainda tortura, sabemos que lá é uma ditadura, se alguém conhecer sites a respeito das violações aos direitos humanos naquele país é só comentar aqui.
Só uma coisa tenho certeza. Os cubanos preferem se arriscar em meio a tubarõs do que ficar na ilha-prisão.

3 comentários:

Ana Terra disse...

Eu tenho muita vontade de saber o que aconteceu aos pugilistas cubanos. Não tem nenhuma entidade de defesa dos direitos humanos engajada na questão, que eu saiba. Aliás, não há entidades de direitos humanos engajadas em nada relacionado À Cuba. Cuba é um tabu para os humanistas, que não se fazem essa simples pergunta que você fez: por que abdicar da medalha de ouro certa em favor da liberdade? Por que enfrentar tubarões a permanecer na ilha?

Anônimo disse...

Na verdade, não existe bloqueio a Cuba, mas embargo, e bem fraquinho, já que os próprios EUA mandam alimentos e remédios à Ilha do Dr. Castro. Nem é preciso falar dos milhões de dólares que são remetidos àquele país por exilados cubanos morando nos States.

F. Maier

ALlan disse...

F.Mayer, vc tem blog? meu email é allanrc@yahoo.com sem br
vamos manter contato
abraços,
ALlan