quarta-feira, 26 de março de 2008

O "consenso" contra as privatizações.

Ontem vi na TV reportagens sobre o Leilão da CESP - Companhia Energética de São Paulo. Uma delas chamou a atenção em especial, pois entrevistava pessoas nas ruas perguntando a opinião sobre o leilão fracassado. Todos os entrevistados se disseram contra a venda. Evidentemente que a "amostra" do entrevistador não tem validade estatística alguma, considero, inclusive, que é falho se fazer uma reportagem daquela forma. O irônico é que podemos brincar argumentando que até os compradores foram "contra" a venda..rs Afinal, se o patrimônio público estava sendo vendido a preço de banana, por que ninguém arrematou?
A campanha esquerdista contra as privatizações é antiga e muito anterior a 2006. Entretanto, é importante ressaltar que na última eleição presidencial, o debate em torno das privatizações foi muito fraco. O candidato do governo dando a entender que foram ruins que não teria privatizado e o da oposição dava impressão de querer se afastar dessa herança política e nem questionar sobre se o adversário é contra, porque não estatizar... É demais cobrar coerência no Brasil? Isso tudo em um ano que as vendas de celulares explodiam e ironicamente na propaganda do candidato governista isso era mostrado, e com razão, como um bom indicador.
A partir das privatizações a telefonia, isso sem citar outros casos como produção siderúrgica, o crescimento da Embraer, etc... se expandiu de forma antes inimaginável, quem viveu a época em que telefones eram alugados, isso mesmo caro leitor, fonte de renda e declarados no imposto de renda, sabe muito bem o que estou descrevendo. Entretanto, mesmo com o acesso ter se difundido de forma tão fantástica ainda vemos alguns baterem no peito e se dizerem contra as privatizações.
Voltando ao caso Cesp, não estudei o caso específico daquela companhia para ter uma opinião formada, entretanto, é de se estranhar que em um país que teve tantos avanços com a desestatização ainda existam aqueles que vejam este tipo de política com tanta desconfiança.
Indubitavelmente, a demagogia encontra terra fértil em nossas paisagens e ela tem ganho este debate....

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Allan
É muito arraigado o conceito de que as estatais são patrimonio do povo, o que não é verdade.
Em 100 % dos casos elas são patrimonio dos funcionários, como a Caixa Economica Federal,em que você tem que implorar para ser atendido, ou patrimonio do Governo, sendo usadas como moeda de barganha na troca de cargos por apoio politico.

ALlan disse...

Olá,
muito obrigado por seu comentário. Se tiver algum blog ou site é só postar aqui que visitarei.
Abraços,
ALlan