quarta-feira, 26 de março de 2008

Estado e Sociedade no combate a dengue.

Blog é algo bastante interessante... O texto que achei que iria levantar menos polêmica é o de maior número de comentários..rs
Antes de mais nada sugiro que leiam dois artigos em especial. Sociedade e Sistema Econômico e O Livro Proibido que são textos interessantíssimos para um bom debate.
Sobre a dengue, as minhas palavras foram apenas um desabafo, quanto a nossa reação frente a problemas. Estou levantando o papel da sociedade no combate não somente a dengue, mas a qualquer tipo de problema que requeira adesão.
Não tenho dúvidas, conforme muito bem levantado por alguns colegas em seus pertinentes comentários, que o Estado tem responsabilidade sobre o combate a dengue, isso pode ser visto no texto O Ministro e a dengue (leiam) em que ironizo as prioridades retóricas na área de saúde. É irônico em um sistema de saúde que não consegue combater doenças simples como a dengue, forçar o debate em torno do aborto, logo se infere que não culpo apenas a sociedade. As vezes penso que estamos na Suécia, será que não tem nada mais importante a "debater"?
Portanto, com certeza o poder público deve atuar na educação, no combate direto a dengue com os agentes de saúde etc, e no tratamento no caso de falha dos dois primeiros. Agora é triste pensar que tanta gente tá sofrendo por algo perfeitamente conhecido e evitável.
Para finalizar, conforme escrevi, reafirmo que a sociedade também tem sua parcela de culpa, afinal, se tem cidadãos que deixam água parada em suas casas, jogam lixo na ruas, dificultam que os agentes acessem suas residências, penso ser impossível um combate eficiente à doença...haja recursos públicos.. um fiscal para cada cidadão? Não queremos isso.
Agradeço muito os comentários! e estou à disposição aqui no blog e no email
sem br

Nenhum comentário: