quinta-feira, 30 de outubro de 2008

The Tudors

Hoje tem mais um capítulo da série The Tudors no canal People and Arts. The Tudors conta a história do reinado de Henrique VIII, um sujeito nefasto que por puro interesse pessoal e despotismo rompeu com a Igreja. Foi um rei que cortou relações com o Papa para se casar novamente e que para se impor mandou martirizar inúmeras pessoas de grande fé e que para completar condenou a segunda esposa a morte... Hoje a série deve mostrar a execução desta mulher... O interessante é que ele fez tudo isso, pois queria casar-se novamente para ter um filho varão, mas inexplicavelmente mesmo trocando de mulheres, não consegue. Será que é a mão de Deus? Não ouso afirmar nada a respeito, mas é um pensamento que ocorre para quem acompanha tal reinado.
A primeira temporada mostrou que a Igreja cresceu no sangue dos mártires covardemente perseguidos por tal sujeito. As histórias de São Thomas Moore e do Cardeal Fischer são emblemáticas, quem puder sugiro que faça uma pesquisa a respeito.
Em tempos em que a igreja é tão atacada, é interessante ver a coerência que o Vigário de Cristo teve mesmo ao custo de "perder" a Inglaterra. E hoje vemos muitas personagens da história Britânica se declarando ou tidas como Católicas. Tony Blair atualmente é a mais nova, a namorada de um dos príncipes, e pasmem a Rainha Mãe.
A Igreja Anglicana está implodindo, pois não está construída sobre a "Pedra" ( Cefas) escolhida por Jesus.
Independente de sua religião, se tiver acesso a esse canal, sugiro que não perca essa série, ou então aprofunde-se nessa história. Sobretudo, a respeito de São Thomas Moore e o Cardeal Fischer que mesmo após quinhentos anos são lembrados e que certamente continuarão na memória das próximas gerações.

Um comentário:

Zé Costa disse...

Fui eu sim, caro Alan. Depois dá uma olha no blog O TYPHIS PERNAMBUCANO. Quanto aos links, desculpe a ignorância, mas eu não sei criar links.

obrigado pela visita.