segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Karol – O Homem que se tornou Papa.

Neste final de semana assisti ao filme “Karol - O Homem que se tornou Papa”. O nome do filme deixa claro que se trata da trajetória de Karol Wojtyla, mais conhecido pelo nome escolhido após o conclave de 1978, Papa João Paulo II.
A história do primeiro Papa eslavo é comovente. Karol viveu em um país espremido entre potências militares, a União Soviética de um lado e a Alemanha do outro.
Na eclosão da II Guerra Mundial, a Alemanha Nazista invadiu a Polônia. A violência foi tamanha que Karol, junto com seu pai e milhares de compatriotas retiram-se da cidade rumo ao leste, após caminhar cerca de duzentos quilômetros são surpreendidos pela invasão soviética. Os poloneses vivenciaram o acordo macabro entre Hitler e Stalin que dividira a Polônia.
O intuito dessas linhas não é o de contar o filme, mas sim aguçar a curiosidade do leitor quanto à história daquele que é para muitos a maior personalidade do século XX. Este filme não é apenas recomendado aos católicos, mas sim a todos aqueles que sonham com um mundo livre, mas curiosamente também àqueles que simpatizam com regimes como o socialismo.
Costumo dizer a meus amigos, que nós estudamos o socialismo, nazismo e totalitarismos em geral a partir dos livros. Com o Papa João Paulo II foi muito diferente. Ele sentiu na pele as agruras que estes regimes totalitários impõem aos seus cidadãos-vítimas.
Em alguns livros se aprende que o socialismo é lindo e maravilhoso! Uma verdadeira utopia! O céu na Terra. Por isso recomendo que todos vejam a história de Wojtyla e que o espectador tente se colocar no lugar dos poloneses que por tantos anos sofreram com a repressão dos dois mais cruéis regimes que assolaram o mundo. A partir daí, é possível se tirar as próprias conclusões.
A luta de Karol não foi com armas foi com amor. A dor e a fé são constantes no filme, a perda e o reencontro de amigos, sua vida clandestina no seminário, que foram fechados primeiro pelos nazistas e em seguida pelos comunistas, os riscos e as perseguições aos sacerdotes, a perseguição e extermínio dos insurgentes. Para se ter uma idéia, os nazistas em pouco tempo eliminaram cerca de um terço do valoroso clero polonês.
A devoção do povo polaco também é tocante e a chegada de um dos seus ao trono de Pedro representou muito àquele povo sofrido, que com o amor e a fé derrubou as armas, derrubou o Estado Ateísta.
Vou parar por aqui para não estragar a surpresa que certamente este filme reserva a você. Mas adianto, Karol viveu sua fé intensamente levando alegria aos que sentiam dor e entusiasmo aos que necessitavam lutar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Adquiri este filme. É um DVD duplo.

Rosilene disse...

É verdade! Maravilhoso filme,já o assisti e realmente um dos melhores dos melhores filmes que já assisti!

Rosilene disse...

É verdade! O filme é maravilhoso eu já o assisti e sinceramente para mim é um dos melhores filmes que já existiu.