sábado, 7 de março de 2009

Abaixo o puritanismo


Vida longa ao PAPA!

Adoro essa foto rs

Retirada do Blog do Luís Guilherme


Chavez cava a própria sepultura política

Quem tem acompanhado a situação venezuelana observa uma espécie de sovietização da economia daquele país. A Venezuela já vem desgovernada há muito tempo, com inflação crescente. A situação política piorou durante o mandato do coronel com a polarização daquela sociedade, no entanto, antes o petróleo estava em alta e agora o preço do barril caiu drasticamente. Mesmo com dinheiro sobrando o ditador daquele país conseguiu a proeza de uma inflação crescente.
Agora com a queda vertiginosa do petróleo e a polarização mais incisiva daquele país a inflação levou o governo a adotar medidas para contê-la, afinal, a aceleração dos preços é impopular em virtude de ser um grande imposto, sobretudo pros mais pobres.
A principal medida é o controle de preços, que é algo que nunca e jamais dá certo a médio prazo, pois com o tempo os setores que não tem uma remuneração adequada param de produzir ou na melhor hipótese partem para o mercado paralelo ou fazem "novações" de forma a sair do controle de preços, exemplo, se você controla o preço do arroz branco a empresa cria um arroz " azul" e o vende ao preço que bem entender. Neste caso ocorre o desabastecimento do arroz branco.
Voltando ao caso mencionado. O controle de preços causa desabastecimento e ao invés do governo daquele país procurar alguma saída que respeite a lei de oferta e procura o presidente partiu para a sovietização, solução que nem a Russia que era a maior república soviética ousa em adotar, pois aprendeu dolorosamente que não funciona.
Enfim, a encampação dessas empresas só irá piorar o desabastecimento e o controle de preços paralisará ainda mais aquela economia. Até que um dia ele descubra a roda e libere os preços, quando terá uma explosão inflacionária pois um setor tentará remarcar os preços a frente do outro como uma espécie de espiral inflacionária.
E governo nenhum se mantém com inflação e desabastecimento, salvo em casos históricos de totalitarismo genocida. O que creio que não ocorrerá naquele país pois há uma oposição feroz na luta contra o autoritarismo.